O projeto consiste em proporcionar uma viagem ao passado para idosos que vivem em casas de repouso. Durante nossas visitas a esses locais, ouvimos as histórias de vida dessas pessoas e, inspirados por seus depoimentos, revisitamos os lugares mencionados para criar uma expedição virtual. Com essas produções, retornaremos às casas de repouso para oferecer a esses idosos a emoção de reviver suas memórias por meio da realidade virtual.
Objetivos e Conceitos
Objetivos:
Utilizar a tecnologia como uma ferramenta de impacto social.
Promover a conscientização sobre a importância do voluntariado.
Conceitos:
Trabalho em equipe
Criatividade
Ética
Valorização e humanização das pessoas
Voluntariado
Senso crítico
Competências/Habilidades
Desenvolver perguntas apropriadas para entrevistas que explorem a história de vida dos idosos.
Abordar e explicar novas tecnologias de forma simples e acessível para os idosos.
Compreender as realidades e os desafios enfrentados nas casas de repouso.
Fomentar relações de afeto por meio do voluntariado social.
Reconhecer que o aprendizado vai além da sala de aula.
Utilizar tecnologias audiovisuais de forma eficaz.
Tecnologias e Aplicativos
Google Formulário
Google Expedições
Youtube
Conversor de vídeo 360
VR vídeo player
Celulares
Chromebooks
Óculos Realidade Virtual
Ipad
Estratégia com uso de ferramentas Tecnológicas
Utilizar tecnologias como uma ferramenta para aproximar alunos e idosos por meio da Realidade Virtual.
Estimular a curiosidade e o interesse dos idosos em novas tecnologias.
Google Formulários
Criação e seleção de perguntas para entrevistas.
Google Expedições
Realização de passeios virtuais com os idosos.
Conversor de Vídeo 360
Conversão de vídeos criados pelos alunos para o formato de realidade virtual.
VR Video Player
Reprodução dos passeios virtuais criados pelos alunos.
Celulares
Captura e reprodução de vídeos para os idosos.
Chromebooks
Pesquisa e edição de vídeos utilizando o YouTube Studio.
Óculos de Realidade Virtual
Experiência imersiva nos passeios virtuais.
iPad
Uso de aplicativos (Jogo da Velha, Pottery) para primeiras interações com os idosos.